Reconhecida como a mais antiga criação da humanidade, a cerâmica é utilizada na fabricação de vasos, pratos, jarros e itens ornamentais, garantindo uma decoração original ao seu espaço!

Você se interessa pelo assunto? Gosta da ideia de poder trabalhar com as mãos em algo criativo, mas não sabe por onde começar sua jornada no universo da cerâmica e se perde na hora de escolher a melhor ferramenta ou o equipamento mais funcional para trabalhar?

Então este artigo é para você. Venha com a gente!

Não é necessário possuir equipamentos caros e complexos para iniciar sua aventura, mas algumas ferramentas com certeza podem te ajudar.

Quais as ferramentas indicadas para começar?
Embora suas mãos e sua criatividade sejam as ferramentas principais, você também precisará de alguns instrumentos para lapidar sua arte final, tornando tudo mais simples e eficaz: 

  • Argila: a matéria-prima fundamental para começar suas criações;
  • Esponjas: absorvem e distribuem água, te ajudando a moldar a argila com facilidade;
  • Agulha: para furar, criar textura, cortar, modelar, esculpir, raspar, marcar e riscar esculturas, peças de modelagem manual e torno.
  • Ferramenta de corte para placas: ideal para cortar, modelar e alisar placas e peças de modelagem manual.
  • Esteca: utilizada para modelar esculturas, peças de modelagem manual e torno.

Equipamentos para avançar em sua jornada:
Depois dos primeiros passos, do domínio das técnicas básicas e da familiaridade com os processos e ferramentas, você pode querer evoluir em sua prática.
Para tanto, alguns equipamentos podem te ajudar bastante:

TORNO: esse equipamento é ideal para criação de peças mais elaboradas. Em sua versão elétrica, pode ser uma "mão na roda" para o oleiro, pois acelera e facilita o processo de produção. Já os tornos manuais oferecem maior controle em seu manuseio.

FORNO: é o equipamento responsável por queimar as peças e assar os esmaltes, conferindo maior durabilidade ao produto final. O tipo de forno escolhido varia conforme o projeto a ser elaborado. O indicado para quem está começando é buscar por um forno de boa potência e tamanho compacto.

SUPORTE DE MODELAGEM DE CERÂMICA: facilitador de processos, esse equipamento é indicado para construções manuais, garantindo ao oleiro agilidade de produção.  

Anotou direitinho? Agora não tem mais desculpa para começar a criar suas peças em cerâmica.

Acompanhe outras dicas em nosso site.
Até a próxima!